Os arcanos maiores: A Temperança e O Diabo

Veja aqui mais informações sobre estar cartas de tarot: a temperança e o diabo

As cartas que compõem o baralho de tarot são diversas, como vimos em artigos anteriores. Neste texto, agora, veremos mais informações a respeito das interpretações e significados de mais duas cartas de tarot: a temperança e o diabo.

A TEMPERANÇA é a carta de número 14 no baralho de tarot, a qual faz parte do grupo dos arcanos maiores, também. Como simbologia, esta é a carta que apresenta uma mensagem de harmonia e equilíbrio.

Na representação desta carta de tarot temos a figura de um anjo, o qual passa a água de um vaso para outro. Isto tem a significação de moderação e sobriedade. A água, por sua vez, representa a essência da vida. É um elemento que, no zodíaco, representa o signo “aquário”.

O fato de passar um líquido de um recipiente para outro simboliza uma tentativa de harmonizar coisas contrárias, sendo capaz de equilibrar pontos diferentes. A mensagem desta carta do baralho de tarot, ao ser retirada, dependerá de seu contexto. De forma geral, ela costuma indicar a necessidade de equilíbrio entre razão e emoção diante das questões mundanas na vida da pessoa e até mesmo um pedido para prestar mais atenção em alguma questão mais importante, por exemplo.

O DIABO é a carta de número 15 que compõe o baralho de tarot e que faz parte do grupo dos arcanos maiores. A carta do diabo contém uma figura que eleva uma mão aberta, enquanto na outra mão segura uma espada. Esta figura está representada sobre o que aparenta ser um altar.

Na parte mais baixa, no piso/chão no caso, há a representação de dois demônios menores – sendo um feminino e outro masculino. Estes estão amarrados – presos – pelo pescoço no altar. Essas figuras menores aparentam ter suas mãos atadas atrás do corpo.

Em algumas representações do baralho de tarot, como no Tarot de Rider, por exemplo, a mulher diabo tem uvas no final do rabo, enquanto o homem diabo tem um rabo em chamas. Por outro lado, no Taror de Marselha, por exemplo, o diabo menor aparenta estar acendendo o rabo do homem demônio maior com um archote aceso na mão.

A figura do diabo está associada com o vírus, com o eu imaginário. Assim, essa representação nesta carta seria uma representação do nosso outro lado, do lado obscuro das pessoas, o que está no inconsciente, como o egocentrismo e a falsa autonomia, por exemplo.

Como mensagem, a carta do diabo se liga à questões do destino, seja ele bom ou mau. Relaciona-se com elementos como a sedução, impulsos cegos, tentações, obsessões e desvio sexual (por exemplo). Além disso, remete também às paixões carnais desenfreadas a descontroladas. Isto, claro, quando a carta é tirada em sua posição normal.

Ficou curioso? De ponta para baixo, a carta do diabo representa a fatalidade, um mau uso da força, a fraqueza, a cegueira e a desordem. Assim, denota também efeitos maléficos e a situação humana frustrante na qual o homem prefere a ilusão do que a verdade.

De forma geral, o tarot em si é um baralho que tem por objetividade indicar caminhos os quais a pessoa que o consulta possa vir a seguir. Assim, lembramos mais uma vez, que não cabe a nós enquanto pessoa, culpar as cartas e muito menos tentar mudar o caminho.

Assim, já vimos anteriormente que a força da natureza e o destino da pessoa se realizará, independente de suas atitudes. Cabe, então, a cada um de nós, medir suas atitudes e considerar o tarot uma forma de aconselhamento a respeito de algo, uma nova forma de enxergar alguma parte que na nossa vida possa estar confusa, ofuscada.

O que não significa que a leitura das cartas deve ser “radicalizada”: nós é que precisamos contextualizar o que a leitra das cartas diz com o que vivemos em nossa vida diariamente.Desta forma, conseguimos tirar o melhor das oportunidades que surgem em nossas vidas, sempre.

 

 .