Os arcanos maiores e suas significações: O Mago, A Sacerdotisa e A Impretariz

Leia aqui maiores informações a respeito de algumas cartas do baralho de Tarot

O tarot esotérico é composto por 78 arcanos, divididos em dois grupos: arcanos maiores e arcanos menores. À baixo, veremos um pouco mais sobre três cartas que compõem os arcanos maiores: O mago, A sacerdotista e a Imperatriz.

O MAGO: O mago é uma das 78 cartas que compõe o grupo dos arcanos maiores no baralho de tarot. Esta é a carta de número 01. A representatividade desta carta é a letra hebraica “Aleph”, cujo símbolo representa o mistério, a intuição e o anjo da guarda.

Nos baralhos franceses, a carta do mago era sempre representada como “o golpista”. Nos baralhos esotéricos, por outro lado, o desenho considerado “ofensivo” passou a ser representado por um mago. Como parte dos símbolos representados nesta carta estão facas, moedas, taças e bastões, as quais representam, também e diretamente, os quatro naipes do baralho (paus, ouros, copas e espadas).

A ilustração da carta “O mago” foi desenvolvida por A.E. Waite, para a Ordem Hermética da Aurora Dourada. Esta carta possui um figura em um jardim de flores, com um símbolo do infinito sobre a cabeça e um cinto de ouroboros .

Como interpretação desta, sugere-se que quando o Mago aparece na leitura de um cliente, esteja apontando para os talentos e capacidades que estão à disposição deste, isso, claro, dependendo da posição das cartas em relação às demais. De maneira geral, esta carta costuma transmitir a mensagem de expor seu potencial. 

A SACERDOTISTA (ou A Papisa) é a segunda carta do baralho de tarot e compõe, também, o grupo dos arcanos maiores. Costuma ser representada pela imagem de uma mulher em uma faixa etária de aproximadamente 40 anos, usando vestes cerimoniais.

A representatividade desta carta é a figura materna, detentora de grande conhecimento. Esta carta possui o número 2 e a letra hebraica “Beth”. A Papisa, ou Suma Sacerdotisa, como também é chamada, nos baralhos de tarot modernos representa a sabedoria, a intuição, o crescimento e a intuição. Também pode representar a gestação e o nutrir da alma e do corpo.

Como interpretação desta carta há várias possibilidades, dentre eles pode ser o preparo da pessoa para que ela lide com diversos tipos de questões em sua vida usando da sabedoria. Pode ser também, significado de que a pessoa tem falta de afeto e/ou dificuldade em expor seus sentimentos.

A IMPERATRIZ, no baralho de tarot, é a carta de número três, a qual também compõe o grupo dos arcanos maiores. Esta carta é representatividade de uma mulher por volta de 30 anos de idade, que é bonita, sedutora e elegante. Além do número 3, esta carta tem, também, a letra hebraica “Gimel”.

Com relação à simbologia, a carta A Imperatriz mostra o poder da beleza e da riqueza. Esta é uma carta que representa a realização. Uma forma de percebermos isto é que em sua mão ela tem um ceptro do poder, e também um escudo (para que possa se proteger). Um escudo para se proteger acompanha a representação desta carta para mostrar que para a pessoa, na posição que estiver em sua vida, deve tomar cuidado com relação à confiança nas pessoas em sua volta.

Uma imperatriz é a mulher que cuida de sua aparência e cuida de seus bens. Em alguns baralhos de tarot, a representação desta carta é uma mulher grávida, e aí então a interpretação é de que há na vida da pessoa uma preparação, algo em processo, algo que ainda não está concluído.

Há nesta carta uma certa arrogância por conta de suas conquistas já realizadas e também representa que ela não deve seguir apenas suas emoções, sua intuição. Há ainda cartas que trazem a representação desta com um baú (de jóias) e duas cobras – uma de cada lado, de forma que simbolizam a riqueza e a sabedoria.

Em um sentido espiritual, esta é a carta que representa um ponto da caminhada da vida da pessoa em que os assuntos materiais podem se sobressair aos anseios da alma, fazendo com que a pessoa pense primeiro em tratar de questões práticas de sua vida, para só depois destes resolvidos ir atrás de continuar seu caminho.

 

 .