Os arcanos maiores: O Carro, A Justiça e O Eremita

Veja aqui mais informações a respeito destas três cartas de Tarot

O Carro, A Justiça e o Eremita são três cartas que compõem um baralho de tarot. Estas três cartas estão no grupo dos arcanos maiores e a seguir, então, veremos maiores informações sobre cada uma destas.

O CARRO é a carta que corresponde a carta de número sete entre os arcanos maiores do baralho de tarot. A figura central que compõe esta carta de tarot corresponde à representação de uma carruagem que é puxada por dois cavalos, sendo estes um brando e um negro. Esta carruagem é dirigida por um rei ou por um imperador.

Esta é a carta que leva em si o número sete e a letra hebraica “Zain”. Como simbologia, esta carta representa avanço, progresso e/ou início de algo novo em sua vida. Segundo a simbologia do tarot, de forma geral esta é uma carta que representa a vitória, direção, controle, confiança e esforço, que seriam os caminhos na vida.

Assim, o carro (a carruagem) indica progresso, o que representa projetos em andamento. Pode ser entendida, também, como uma ação a ser tomada após algo que você decidir ou tenha decidido em sua vida. Os cavalos, no caso, representam da seguinte forma: o branco representa o bem e o cavalo negro, por sua vez, representa o mal.

Esse simbolismo presente nos cavalos quer dizer que a pessoa a qual está dirigindo a carruagem deve ter força e saber liderar, tendo controle das situações que você enfrentar em sua vida. Como mensagem espiritual, esta carta do baralho de tarot representa o momento de passar a encruzilhada, tomar um rumo certo/firme e tomar a decisão determinada de cumprir os desafios que vierem.

A JUSTIÇA é a carta de número oito no baralho de tarot. Ela faz parte, também, das cartas que compõem os arcanos maiores. Esta é uma carta cuja representação consiste em uma mulher jovem, de certa, que está sentada em uma cadeira, cuja postura é imponente.

Esta figura está sentada e olhando em direção ao horizonte, sem nenhuma expressão fixa no rosto. Nela não representação de sedução, sensualidade e nem agressividade. Pelo contrário, ela é uma figura que aparenta calma, equilíbrio, alguém limpa e em ordem. Esta é a carta que leva em si o número 8 e a letra hebraica “Chet” ou “Het”.

Na simbologia desta carta que compõe o baralho de tarot pode-se perceber a representação de equilíbrio, julgamento, leis e limites. Desta forma, esta é a carta de tarot que traz à tona o equilíbrio, a isenção e, de certa forma, uma análise, por assim dizer, do passado.

Na representação da balança (figura da justiça) que a mulher segura em uma de suas mãos, há uma moeda e uma taça, as quais estão em equilíbrio mútuo. Desta forma, a moeda quer trazer a representação do velho dito popular: “cada pessoa colhe aquilo que ela mesma plantou”.

Por sua vez, a taça representa o plano emocional, ao contrário da moeda, cuja representatividade é o plano material. E estando em uma balança, em absoluto equilíbrio, isto significa que ambos os planos devem estar, também, em equilíbrio na vida da pessoa. Na outra mão, a figura feminina segura uma espada, que representa a punição que deve ser distribuída a quem merecer.

Por outro lado, na questão espiritual, esta carta de tarot representa um momento de possível equilíbrio, momento este em que a pessoa deve receber as recompensas ou as punições materiais que lhe cabem, bem como as emocionais.

Como mensagem, esta carta do baralho de tarot chamada justiça, transmite que as pessoas devem, sempre e em todo caso, refletir antes de tomar decisões, de forma que assim elas serão justas com quem for afetado por estas.

O EREMITA, também chamado de Ermitão é a carta de número nove no baralho do tarot, correspondente ao grupo dos arcanos maiores. Esta é uma carta de tarot que tem como significado o isolamento, a restrição e o afastamento, de modo geral.

O eremita é um indivíduo que vive em isolamento como forma de penitência, de maneira que busque descobrir coisas relacionadas ao que o rodeia, como na natureza e até a ele mesmo. Desta forma, esta carta de tarot traz em si esta mensagem.

A maior questão relacionada ao eremita é que há a necessidade de que ele corte os laços, podendo (ou não) ser temporariamente, com tudo o que há em sua volta. No baralho de tarot, esta é uma carta que apresenta o número 9 e a letra hebraica “Tet”.

Como mensagem, esta carta pode se referenciar a uma coisa que estava perdida, trazendo uma revelação importante a pessoa que estiver consultando. A “luz” do ermitão costuma despertar nas pessoas um certo incentivo para que retome um projeto abandonado há um certo tempo.

Por outro lado, vale ressaltar que em sua interpretação esta carta não aponta nenhuma esperança para que isso se realize e/ou progrida. Ou seja, é uma forma de influência neutra, e com isso é uma recomendação de dedicação e paciência, sendo sempre prudente e discreto em suas atitudes.

 

 .