Cartas de Tarot: Os Arcanos maiores, O Enforcado e A Morte

Veja aqui maiores informações sobre as cartas de tarot: o enforcado e a morte

As cartas que compõem o baralho de tarot, como sabemos, são divididas em arcanos maiores e arcanos menores. Em outros posts deste site você encontra maiores informações a respeito das cartas que antecedem as que veremos aqui: O Enforcado e A Morte.

O ENFORCADO é a carta de tarot de número doze que faz parte do grupo dos arcanos maiores. Esta carta carrega em si a simbologia do sacrifício, as diversas perspectivas e as condições de revertes uma situação.

Na carta do enforcado há o desenho de um homem dependurado pela perna esquerda, sob o desenho de uma forca. A expressão no rosto deste homem representado na carta é de tristeza e distância. Por outro lado, os braços que compõem esta representação estão cruzados atrás do corpo.

O fato de seus braços estarem cruzados atrás do corpo representa que o homem não quer lutar contra a situação na qual se encontra. Por isso, quando a carta de tarot de simbologia “o enforcado” aparece em uma consulta, costuma ter o significado de que a pessoa tem culpas, arrependimentos e até castigos justos.

Assim, a carta do enforcado representa alguém que carrega em si a culpa e que, ao mesmo tempo, está feliz por estar se martirizando ou sendo martirizado (por si e pelos demais), de forma que abre mão de algo concreto, objetivando, então, alcançar algo maior – este algo maior seria, pois, o sacrifício.

Com a figura de um homem suspenso em um tronco há também uma ambiguidade – uma dupla significação em seu entendimento. Esta ambiguidade é causada pelo fato de esta carta poder ser vista de forma invertida. Então: o homem ou o mundo em que este vive que está de cabeça para baixo?

O desenho desta carta destaca bem vivamente a presença de um halo de  sobre acima da cabeça do mártir, o que denota a crucificação cristã. Além disso, deve-se notar que a árvore utilizada (representada) para o sacrifício é de madeira viva, com cor e flores e seu rosto demonstra entendimento diante da situação que está sendo vivida, e não um sofrimento.

})(jQuery);