Tarot: as cartas A Lua e O Sol

Veja aqui mais informações a respeito das cartas que compõem o baralho de tarot

A LUA é a carta do baralho de tarot que correspondo ao número 18. Esta também é uma carta que faz parte do grupo dos arcanos maiores. Em sua simbologia, a lua traz em si a representação de uma lua, obviamente, que atrai para si dezenove manchas de cor, cujos formatos correspondem à lágrimas. Estas lágrimas, por sua vez, possuem os mais variados sentidos, mesmo entre os baralhos de tarot clássicos.

Compondo este desenho, há em baixo da lua a representação de dois cachorros e mais atrás estão duas torres. Alguns estudiosos apontam um destes animais como lobo e o outro, cachorro. Em baixo, em destaque, tem a imagem de um caranguejo (ou lagostim, como algumas pessoas chamam), o qual encontra-se em um tanque que, aparentemente, foi construído.

Aqueles dois cachorros estão desenhados com suas língua para fora, deixando que se entenda que eles querem lamber aquelas gotas. No chão, a representação é de várias plantas que brotam (em algumas versões, apenas três plantas).

O que se entende através da aparência, é que aquelas duas torres representam um limite de espaço, de forma que protegem o espaço no qual os animais e o tal tanque se encontram. A Lua está desenhada de forma que parece estar crescente e cheia simultaneamente. Assim, dentro da lua percebe-se uma figura humana e as dezenove lágrimas estão dispostas no desenho em formato de colar, em uma fileira disposta duplamente.

Como mensagem, esta carta da lua no baralho de tarot, quando retirada por um consultante, costuma representar a inteligência instintiva e os ciclos da vida. Representa também os elementos da natureza, o mundo visível. Nela podes-se perceber também o simbolismo, a imaginação, a luz refletida, reflexos e reflexões.

Assim, a interpretação mais comum desta carta é a de que é o momento ideal na vida daquela pessoa para reavaliar a direção em que sua vida está tomando rumo, tendo em vista buscar a voltar aos seus princípios, retomar suas direções.

O SOL é a cartar de tarot correspondente ao número 19 e que também faz parte do grupo dos arcanos maiores. Esta é uma carta que, em sua representação, traz a figura de duas crianças desenhadas, despidas.

Em alguns baralhos de tarot, pode aparecer a representação desta carta com desenhos de um menino nu e, este as vezes, aparece cavalgando um pônei branco e as vezes um menino e uma menina. Essas crianças nuas aparecem, também, com girassóis a sua volta. Na grande maioria das vezes aparece uma parede, em outros casos, um muro.

Com aspectos positivos, a mensagem que esta carta traz pode ser de que durante esta fase na vida da pessoa, é possível que todos os seus desejos se realizem. Esta, então, é uma fase onde predomina o otimismo e a alegria, tornando a pessoa capaz de ver toda a beleza da vida. Ainda, a pessoa torna-se capaz de aceitar a vida tal qual ela é, vivendo contente e vendo beleza e coisas boas nos pequenos detalhes em seu dia a dia.

Porém, por outro lado, como aspecto negativo esta carta quase nunca aparece. Claro que isso depende da relação dela com as demais em uma leitura. Por isso, com relação aos relacionamentos, por exemplo, esta é uma carta que, em uma leitura de tarot, apresenta um indício de relacionamentos favoráveis, sendo estes felizes e gratificantes.

Assim, esta carta apresenta a mensagem de namoro, noivado e casamento. No caso, se não existe um relacionamento ainda há a possibilidade de iniciar um novo, que poderá ser sincero e feliz. Também podem vir a surgir novas amizades e tudo o que vier tem a tendência de trazer grande satisfação para a vida da pessoa.

Quanto à profissão e dinheiro, esta carta é um indício de que a pessoa terá sucesso em todas as suas atividades, mas, principalmente naquelas atividades que se referem a arte ou a beleza, tudo aquilo que fizer referência a belza, perfeição, o lazer e a alegria tendem a fluir perfeitamente; contudo, estas atividades dependem da aprovação do público.

É também esta, uma fase favorável a investimentos e publicidades, uma vez que as finanças costumam fluir bem quando O Sol aparece. Portanto, cabe aqui, novamente lembrar que a leitura das cartas de tarot são uma forma de aconselhamento para a pessoa saber o melhor caminho que pode seguir, mas não obriga ninguém a sentar, se acomodar, e esperar tudo acontecer “do nada”..